REFLEXÕES DE JAN/2011 - contadores inteligentes e desaparecimento das abelhas

Nunca mais param de nos irradiar – os contadores inteligentes de electricidade

Á medida que as populações vão ficando mais conscientes dos perigos do electrosmog, os ânimos estão mesmo muito inflamados desde o final de 2010 na Califórnia (Estados Unidos da América) com a instalação dos ‘smart meters’, os novos contadores inteligentes de electricidade que querem impor às populações, tendo-se originado um movimento próprio contra a instalação forçada dos smart-meters, tendo alguns manifestantes inclusive sido presos por temeram pela saúde das suas crianças ao estarem expostas permanentemente a esta radiação (http://stopsmartmeters.wordpress.com/).

Se estiverem sempre ligados (estes aparelhos emitem leituras cada 15 minutos) a radiação de pico de radiofrequência emitida por estes aparelhos é 40 vezes superior a um router de WiFi, isto para uma distância de um metro (relatório do Conselho de Ciencia e Tecnologia). A companhia de electricidade defende que estes não emitem mais do que electrodomésticos como o forno de microondas a menos de um metro de distância ou o telémovel quando usado colado à orelha. Grande exemplo de electrodomésticos inocentes!
Muitas pessoas acham-se impotentes para travar estas instalações. Mas «quando as pessoas se organizam e resistem isso faz a diferença». Há diversas pessoas afectadas após a instalação dos medidores, e outros com receio do que possa vir quando chegar a vez deles. Quando toda a disposição dos contadores está agrupada num canto do edifício, quem habita esse canto está exposta a níveis de radiação muito mais intensos do que qualquer outro dos vizinhos. E se calhasse a si? Estão também programados contadores inteligentes para o gás.
Gostaria que a sua criança dormisse do outro lado destes contadores inteligentes sem fio ?
Nunca se viram manifestações comparáveis aquando da instalação das antenas de telemóvel! Finalmente as pessoas estão a acordar para os perigos da exposição continuada às microondas.
Outros países têm também a instalação da telecontagem programada. Em França andam a recorrer às “embaixadoras Linky” para seduzir o público-alvo destes novos leitores (Linky). Em Portugal estejam atentos, que a substituição dos contadores já começou.
Neste documento antigo da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos disponível sobre a telecontagem, tomem atenção que quando lêem: «Comunicação com o contador – solução modular, adaptável a diferentes meios de comunicação tais como GSM, GPRS, PLC, etc…», GSM (e GPRS) é uma das bandas usadas pelos telemóveis.
A modernização da rede eléctrica nacional, implementando as redes inteligentes ou smartgrids, cunhada em Portugal de projecto inovgrid adoptou o sistema duplo GPRS e PLC. O GPRS é um sistema de radiofrequência à semelhança da banda dos telemóveis. O PLC é a abreviatura do Power Line Communications, que usa a linha de electricidade para fins de telecomunicações. Ora se já temos a ‘electricidade suja’ em casa, o uso de telecomunicações expõem-nos a mais campos electromagnéticos – os actuais cabos eléctricos que temos nos prédios não estão blindados, como já referi anteriormente.
Em 2009 estiveram em teste 600 medidores. Em 2010 serão 50 mil, dos quais 31 mil em Évora e os restantes em Lisboa, Viana do Castelo e Cantanhede. Até o final de 2010, a cidade de Évora, em Portugal, será completamente ‘atingida’ pelo projecto Inovgrid, que prevê a instalação de cerca de 31 mil medidores electrónicos, cobrindo o consumo de todas as residências da cidade, que possui uma população de 54 mil pessoas.

Em Portugal o contador de electricidade levou o nome de Energy Box, e está a ser testado massivamente nos clientes de Évora (assista ao video do media-center). Transcrevo abaixo um resumo:
O que é uma Energy Box? - É um equipamento que substitui os actuais contadores, mas que permite executar tarefas à distância como, por exemplo, alteração de potência, alteração de ciclo e de tarifa. Não é necessária a deslocação de uma equipa da EDP nem a sua presença no local.
Este contador aparece como a ‘caixinha que vai mudar o mundo’ integrado nos aliciantes projectos da casa inteligente e da cidade inteligente: Évora InovCity.
Pois vai mudar a nossa saúde para pior!

Abaixo podem ver uma reportagem da Next-up.org sobre os contadores-inteligentes para o gás que já estão em fase piloto em França – foram ‘inteligentemente’ colocados na casa de banho onde as pessoas podem receber uma radiação intermitente que atinge em fase de pico 5.9 V/m. Na página 'adaptação' deste blog podem ver que o limite recomendado na Resolução 1815 do Conselho da Europa é de 0.2 V/m (embora para não complicar a vida dos operadores de telecomunicações se preconiza apenas de imediato a redução para 0.6 V/m).
Contadores-inteligentes de gás em França.

A tomada de consciência na Índia em 2011

Finalmente, na Índia já se está a assumir publicamente os perigos do telemóvel. Leiam a tradução da notícia elaborada por Priya Adhyaru Majithia para a Agência Daily News & Analysis (DNA), publicada em 2 de Janeiro de 2011 (http://www.dnaindia.com/india/report_its-official-now-radiation-from-your-cell-phone-may-be-killing-you_1489258):

AGORA É OFICIAL:
A RADIAÇÃO DO TELEMÓVEL PODE ESTAR A MATÁ-LO

«Após muitos anos de debate sobre os riscos para a saúde decorrentes do uso de telemóveis, um relatório recente finalmente assume-os.
O exaustivo relatório foi apresentado recentemente ao Departamento de Telecomunicações pelo Prof Girish Kumar do Departamento de Engenharia Eléctrica do IIT de Bombaim.
Kumar, que fez pesquisas extensas sobre a radiação de telemóveis e dos seus efeitos, adverte contra o uso excessivo dos telemóveis, em virtude de colocarem os usuários num risco aumentado de cancro, tumor no cérebro e muitos outros problemas de saúde, especialmente mais preocupante no caso de crianças.
Os principais perigos para a saúde da radiação dos telemóveis e antenas de telemóvel são:
- Um aumento de 400% no risco de cancro do cérebro entre os adolescentes que usam telemóveis. As crianças são mais vulneráveis à radiação do telemóvel e em especial nas crianças mais novas, mais profunda é a penetração da radiação electromagnética pois os crânios das crianças são mais finos.
- O uso excessivo de telemóveis pode também causar cancro em qualquer um. O uso de telemóveis por mais de 30 minutos por dia durante 10 anos aumenta o risco de cancro no cérebro e de neuroma acústico.
- A radiação do telemóvel provoca danos irreversíveis para a fertilidade masculina. Estudos constataram que a contagem de espermatozóides era 30% menor em utilizadores intensivos de telemóveis.
- As frequências do telemóvel podem causar danos ao DNA das células do corpo. A radiação causa a formação de radicais livres no interior das células do corpo, os radicais livres são conhecidos por serem cancerígenos.
- As frequências do telemóvel podem interferir com o funcionamento de outros aparelhos que salvam vidas, incluindo os pace-makers, e podem, portanto, causar a morte súbita.
- A exposição ao telemóvel pode activar a resposta ao stress em células de origem humana e animal, que causa a produção de proteínas de stress. Isto é prova suficiente de que o corpo reconhece as radiações dos telemóveis como potencialmente nocivas.
- Os campos electromagnéticos causados pelo telemóvel e a radiação das antenas de telemóvel podem degradar o sistema imunológico e estimular reacções alérgicas/ inflamatórias, incluindo erupções cutâneas, dores e lesões.
- As pessoas que usam telemóveis por mais de 30 minutos por dia por mais de quatro anos estão sob maior risco de perda auditiva. A radiação do telemóvel pode causar zumbido e danificar as células ciliadas auditivas na orelha interna. Uma vez danificadas, essas células não se podem regenerar.
- O uso frequente de telemóveis também podem causar danos ao sistema visual de muitas maneiras. As frequências de telemóvel (900, 1800 e 2450 MHz) danificam as células epiteliais e aumentam a temperatura dentro do olho.
- As emissões do telemóvel podem enfraquecer os ossos e podem causar redução dos níveis da melatonina (um tipo de antioxidante que é potenciador do sistema imunitário).
- O aumento do risco de cancro das glândulas salivares está associado ao uso de telemóveis.
- A exposição a campos electromagnéticos podem causar distúrbios do sono e doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
- Devido ao permanente ruído de fundo eletromagnético, abelhas e pássaros ficam desorientados e não conseguem voltar para as suas colmeias e ninhos. Isto tem efeitos negativos nos animais, nas plantas e no meio ambiente.»

As abelhas e o HARRP

Quero acrescentar aqui que o grupo alemão ‘Kompetenzinitiative’ (Para a Protecção do Homem, Ambiente e Democracia) lançaram uma Carta de Alerta aos apicultores alemães sobre o perigo das radiações versus ‘doenças das abelhas’. É incontestável que as abelhas estão atacadas pelo ácaro parasítico ‘Varroa’, mas a questão de fundo é que esta doença resulta de dano prévio ao sistema imunitário.
São várias as causas que incontestavelmente influenciam o desaparecimento das abelhas: a monocultura, pesticidas, o parasita Varroa, colmeias móveis, sementes degradadas, Invernos severos, plantas geneticamente modificadas.
No entanto, segundo os especialistas da Kompetenzinitiative permanece o facto de que durante os últimos dois a três anos a mortalidade apareceu repentinamente e espalhada por diversos países. Se as abelhas estivessem simplesmente enfraquecidas e doentes, teriam de perecer perto ou dentro da colmeia. Mas não se encontram essas abelhas mortas!
Ora os países em que tem surgido o colapso das colmeias tem sido o Canada, os EUA e a Europa. Ora estes países estão geograficamente mais perto das antenas do HAARP (abreviatura para o projecto militar High-frequency Active Auroral Research Project), situadas em Gakona no Alaska. O projecto começou a ser construído em 1994, e podem actualmente emitir numa frequência de 2.5 – 10 MHz, com potência de 3 milhões de watts. Podem ler mais sobre o Programa de Investigação de Aurora Ativa de Alta Frequência na wikipedia.
A sua aplicação civil é o estudo da ionosfera. Mas … o HAARP tem sido protagonista de diversas teorias conspiratórias, nas quais são atribuídos motivos ocultos e capacidades ao projecto. Algumas destas capacidades incluem controle climático e geológico, mapeamento de imagens subterrâneas e controle mental.
O facto é que o HAARP é um potentíssimo grupo de antenas e as coincidências temporais não podem ser negadas. Em 2006 o poder de transmissão aumentou de 960000 watts para quatro vezes mais (3,600,000 watts). Exactamente neste ano todas as áreas afectadas pela sua transmissão relataram o problema da orientação das abelhas.
A variedade de patógeneos encontrados nas abelhas é tão confusa, que até os órgãos excretórios podem surgir afectados – parece que uma imunodeficiência está subjacente. A Carta prossegue referindo a dependência dos animais voadores do campo electromagnético da Terra, resumindo um relatório mais extenso. Podem consultar este em inglês aqui: Abelhas, Aves e a Humanidade - A destruição da natureza pelo Electrosmog.
Um facto semelhante de mortalidade maciça e súbita está a atacar gravemente as colónias de morcegos nos EUA. Tem sido atribuído ao ‘síndroma do nariz branco’. Um fungo que habitualmente cresce na matéria morta, ataca os morcegos quando a sua temperatura corporal cai durante a hibernação nas cavernas. Curiosamente o declínio foi registado apenas em 2006: http://discovermagazine.com/2010/oct/what-is-killing-america.s-bats.
Em jogo está a perda de uma máquina devoradora de insectos. As espécies de morcegos atacadas podem comer o seu peso corporal em insectos numa noite, reduzindo insectos que destroem culturas, florestas e transportam doenças.


A conferencia da Commonwealth

O ‘Commonwealth Club da Califórnia’ organizou em Novembro de 2010 uma conferencia sobre os efeitos na saúde dos telemóveis, tecnologias sem fios e campos electromagnéticos (http://electromagnetichealth.org/electromagnetic-health-blog/cc-video/). Podem ver aqui ‘ao vivo’ em vídeo de alta qualidade alguns dos principais especialistas e activistas desta área, como a Dra. Magda Havas e o Dr. Olle Johansson.
Destaco aqui a palestra de Eileen O'Connoris, uma cidadã britânica comum que passou da luta contra um poste de telemóvel para uma campanha internacional. É actualmente a Directora da ‘Radiation Research Trust’ no Reino Unido, um dos defensores mais eficaz da Europa sobre o tema da saúde dos campos electromagnéticos, e membro do conselho fundador da ‘International EMF Alliance’, um consórcio de grupos de defesa global contra os campos electromagnéticos (http://international-emf-alliance.org/).
À nove anos atrás, Eileen soube que tinha cancro da mama e descobriu que estava a viver num aglomerado de cancro num raio de 100 metros de uma torre de telemóvel. Com o apoio de cientistas, administradores e políticos, Eileen tornou-se mais tarde um catalisador de saúde que tem educado o Parlamento Britânico, a Agência de Protecção da Saúde do Reino Unido, a OMS e a União Europeia sobre esta questão emergente de saúde pública.
O Radiation Research Trust está empenhado na campanha ‘salvem os machos’, que vai colocar brevemente anúncios nos urinóis públicos do Reino Unido, alertando para o decréscimo de espermatozóides nos utilizadores de telemóvel.
O teu futuro está nas tuas mãos
Eileen discute na palestra se a ‘Comissão Internacional de Protecção da Radiação Não-Ionizante’ é responsável pelos elevados limites de exposição à radiação actualmente permitidos ou se é vontade política. Ela enfatiza que é vontade política não agir quando já se sabe tanto do problema. Refere que o Governo Britânico recebeu 22,4 biliões de Libras para as licenças de telecomunicações móveis, continua a receber 15 biliões de Libras por ano das operadores e até agora investiu apenas 6 milhões (0.04%) em investigação.
A Dra. Magda Havas, tem feito a sua luta no Canadá, gerindo actualmente uma excelente página sobre o electrosmog: http://www.magdahavas.com/. No capítulo seguinte leiam com atenção o emocionante manifesto – Dominar o dragão das microondas - que ela escreveu e traduzi aqui para português. Ela conseguiu acesso a documentos antigos da marinha americana que estudaram a exposição dos trabalhadores a microondas, como operadores de radar, digitalizou-os e colocou-os de acesso livre:  http://www.magdahavas.com/category/from-zorys-archive/.

Dominar o Dragão das Microondas

Doutora Magda Havas
Universidade de Trent, Peterborough, Canadá
26 de Dezembro de 2010

«Como cientista, que estuda os efeitos biológicos no ambiente e na saúde dos contaminantes ambientais desde 1975, estou profundamente perturbada com o que leio na literatura científica e que os meus próprios estudos estão a mostrar sobre os efeitos nocivos do electrosmog - uma forma de poluição electromagnética gerada por ambos os dispositivos com e sem fio.

A minha preocupação é com a saúde das gerações futuras e com a qualidade de vida da geração actual. A minha paixão é ajudar aqueles que ficaram doentes e proteger aqueles que ainda estão saudáveis. Esta é uma tarefa monumental, que depende de muitos indivíduos com o mesmo pensamento, comprometidos, em busca da verdade que não estão dispostos a aceitar mentiras nem estão dispostos a ser vítimas de tácticas de bullying independentemente de quem as comete.

Eu acredito que os governos do mundo querem destruir a raça humana? Não. Eu acho que as pessoas em posições de autoridade são simplesmente ignorantes dos factos ou estão cientes dos fatos mas não tem ideia do que fazer com eles ou foram aconselhados a não fazer nada por medo de repercussões jurídicas. Eles são - no mínimo - tolos ou covardes e - no pior dos casos - criminosos que cometem crimes contra a humanidade.

Um fato é que a radiação de microondas está a matar as pessoas! A longo prazo - se não mudarmos a nossa forma de a usar - é provável que a radiação de microondas mate muito mais pessoas do que os cigarros e o amianto combinados. É isto uma campanha do medo ou é a verdade? O tempo o dirá.

Nós evoluímos para uma cultura que venera o dinheiro. Temos gigantes industriais que não se preocupam com a saúde ou o bem-estar de seus clientes ou dos seus trabalhadores e que se preocupam apenas em atingir fins lucrativos rapidamente. Estas indústrias são tão viciadas no lucro que não dão nenhuma atenção às suas tendências destrutivas.

Os cientistas que falam sobre os efeitos nocivos do electrosmog são ridicularizados e são feitas tentativas para desacreditá-los por cépticos auto-nomeados que não são especialistas na área. A intromissão da indústria levou alguns cientistas a perder o seu financiamento da pesquisa ou seus empregos.

Os cientistas da indústria infiltram-se nas organizações de saúde para assegurar que as decisões são tomadas para proteger a prosperidade e o lucro da sua indústria.

Físicos e engenheiros estão a pronunciar-se sobre a segurança da tecnologia de microondas como se fossem médicos ou especialistas em ciências da vida.

Professores que falam sobre ter WiFi nas escolas são repreendidos e ostracizados. Aqueles com nomeações a prazo não têm os seus contratos de ensino renovados.

Os conselhos escolares ameaçam expulsar os alunos e multar os pais que querem proteger seus filhos contra a radiação de microondas na sala de aula. É isto uma maneira correcta de agir para uma Direcção de escola?

As pessoas que estão doentes têm poucos lugares para onde se virar. Elas precisam descobrir como recuperar a sua saúde. Mal informados, os médicos recomendam o tratamento psiquiátrico e vão reforçando os seus pacientes com analgésicos, antidepressivos, pílulas para dormir e medicamentos anti-ansiedade ao invés de rastrearem a origem dos seus problemas, que muitas vezes está relacionada com alguma fonte de exposição a electrosmog em casa ou no trabalho.

Os advogados principiantes raramente têm conhecimentos em ciência e as suas tentativas de entender as complexidades que somente poucos cientistas entendem é desafiador. As indústrias contratam os melhores advogados que o dinheiro pode comprar, que se tornam especialistas em determinadas áreas. Eles ultrapassam em número e capacidade o único advogado ou estudante de Direito que tentam ajudar alguém que vive perto de uma torre de telemóvel ou de uma linha de alta-tensão, alguém que não pode mais trabalhar e não pode pagar as custas judiciais.

Os advogados das companhias estão preocupados com a saúde financeira a longo prazo das suas companhias e podem desaconselhar a produção de produtos que gerem menos emissões de radiação por medo de acções legais contra os dispositivos anteriores com maiores emissões de radiação.

Os jornalistas são treinados para dar informações contrabalançadas. Eles raramente têm tempo para investigar uma história em detalhe e o que aparece na TV ou nos jornais não são mais que episódios pontuais de peritos uns contra os outros alegando efeitos opostos e deixando o público perplexo.

Os jornalistas de investigação que começam a compreender a dimensão do que está acontecendo podem ser movidos para uma linha editorial diferente se se tornarem muito apaixonados na descoberta da verdade, especialmente se a indústria ‘sem fios’ está a pagar pela publicidade.

Os trabalhadores que se preocupam com a sua exposição no local de trabalho descobrem que as suas chefias sindicais estão mais interessadas nas suas próprias carreiras e em manter boa relação com a gestão. Estes dirigentes sindicais não vão abanar o barco. Se é permitida a monitorização do local de trabalho, um perito da indústria "especialmente seleccionado" é contratado para apoiar o interesse da empresa.

Então, quem sobra? Quem vai falar e fazer a coisa certa? Onde estão os heróis e as heroínas para dominarem o dragão das microondas que ameaça a aldeia global?

Se você usa a tecnologia sem fio ou não, se você protesta ou não, se você se importa ou não … você está sendo exposto à radiação de radiofrequência e os seus níveis de exposição estão a aumentar. Você pode mudar-se para o campo e conviver com pessoas com ideias semelhantes, mas as antenas e os contadores inteligentes (de electricidade) tendem a segui-lo.

Se você ficar doente ou não vai depender de muitas coisas, mas uma vez que você ficar doente a sua qualidade de vida irá deteriorar-se e, se você mora com outras pessoas, a sua qualidade de vida será também prejudicada.

Deixar o santuário da sua casa, se é que você pode fazer da sua casa um santuário, será doloroso. Compras, jantares em restaurantes, férias com a família e amigos será uma lembrança distante. Não importa o quanto você gostava de usar o seu Smartphone e o seu Ipad, não importa o quanto você gostou de navegar na Internet, e não importa o quanto você gostou de se comunicar com amigos no Facebook ou no Skype, isto já não será mais possível … a dor, a confusão, o cansaço, as erupções na pele, as tonturas e náuseas, o zumbido nos ouvidos se tornar-se-á insuportável. Você vai encontrar-se num exílio auto-imposto com uma conexão cada vez menor com o mundo.

Isto é um conto de fadas? Nada disso!

Eu sei de políticos que pedem que sejam colocados alertas nos telemóveis, e que seja colocada uma moratória sobre a implantação de contadores inteligentes até nós aprendermos mais sobre a segurança desta tecnologia. Eles fazem isso apesar de uma forte pressão política e do lobby da indústria.

Eu sei de cientistas que perderam o seu financiamento e seus empregos. Muitos deles continuam a fazer um excelente trabalho apesar das ameaças e sanções.

Eu sei de professores que foram orientados a não se opor publicamente à política da escola sobre o WiFi. Muitos continuam a sua luta para remover o WiFi das escolas e alguns continuam a falar em público, ignorando as ameaças.

Eu sei de diretores que removeram o WiFi ou não permitem que ele seja usado na sua escola porque a sua prioridade é a saúde e a segurança de seus alunos e funcionários.

Eu sei de pais cujas preocupações com a segurança dos seus filhos foram ignoradas. Então, eles já se estão a organizar com outros pais que pensam da mesma maneira para terem a certeza de que as suas preocupações são ouvidas.

Conheço muitas, e muitas pessoas que estão doentes por causa da sua exposição ao electrosmog, e que se sentem melhor quando elas não estão expostas e estão a tentar projectar santuários mais seguros para si nas suas casas e no trabalho. Muitos daqueles que estão a começar a se recuperar estão a dedicar tempo e a usar a sua experiência para ajudar os outros.

Eu sei de médicos que estão a tratar os seus pacientes electrosensíveis com sucesso. Em vez de prescrever medicamentos, eles aconselham seus pacientes sobre como reduzir a sua exposição e a melhorarem o sistema imunitário e a desintoxicar seus corpos. Alguns mantêm-se discretos, porque nem as autoridades médicas, nem a industria farmacêutica (a ‘Big-Pharma’ como é apelidada nos meios naturistas norte-americanos) apoiam intervenções não-farmacêuticas que interferem com o lucro. Alguns destes médicos estão a começar a manifestar-se publicamente.

Eu sei de alguns advogados excepcionais, que são especializados neste domínio e se dedicam a ajudar os menos privilegiados.

Eu sei de um número crescente de jornalistas que estão fazendo reportagens excelentes sobre assuntos relacionados com lâmpadas fluorescentes compactas, WiFi, telemóveis, contadores inteligentes, linhas enterradas, antenas e linhas de alta-tensão.

Eu sei de representantes sindicais que, apesar de uma gestão dura, estão a responder a preocupações sobre exposição a electrosmog no local de trabalho.

Eu sei de bombeiros, bravos homens e mulheres que se apressam em edifícios em chamas para salvar desconhecidos, que votaram para evitar as antenas em quartéis, até que sejam comprovadamente seguros.

A maré está a virar, mas vai levar algum tempo antes que tenhamos mudanças nas directrizes da política e da indústria … entretanto, os indivíduos podem fazer alterações no seu próprio ambiente. Eles podem reduzir a sua exposição antes de ficarem doentes e eles podem aprender e compartilhar informações com outras pessoas.

O dragão das microondas será dominado e a aldeia se tornará segura, uma vez mais ou, pelo menos, mais segura do que é agora. A rapidez com que isso aconteça, vai depender de heróis e heroínas, que colocam a saúde e a qualidade de vida acima do lucro e da ganância.

Se tivermos sorte, os capitães da indústria, os cientistas do governo e os decisores políticos, bem como os engenheiros que projectam estes dispositivos vão reconhecer que a optimização do lucro e da saúde (dos trabalhadores, do público e do ambiente) faz mais sentido do que maximizar o lucro apenas.

Quando esse dia chegar, teremos ganho o nome de Homo sapiens sapiens (homem sábio).»


Onde adquirir medidores e equipamento de protecção

O electrosmog não pára de aumentar. Mas também está mais fácil o detectar. Quem desejar pode facilmente adquirir medidores para as radiofrequências, e até analisadores de espectro. No Reino Unido podem adquirir-se pela Internet diversos tipos de medidores para os campos electromagéticos: http://www.emfuk.co.uk/meter.html.
Em http://www.spectran.com/Shielding.shtml podem adquirir uma gama mais profissional e adicionalmente tecidos de protecção.
Quanto a protecção não convencional, descobri mais uma interessante: o stressblocker (http://mystressblocker.com/Stress-Blocker-EMF-Blocker-QuWave-Products.html). Não experimentei e não posso opinar nada sobre esta engenhoca.
Os EMFBLUES têm um novo produto: o ‘harmonizador de energia’ - que espero experimentar ao vivo em breve – e que tem um custo mais acessível que a Clearfield-Plate,. Entretanto, já tenho a Clearfield-Plate em casa e ajuda bastante mais do que o StarTripak de que falei na ‘Página de Início’ - mas isto em simultâneo com a atenuação da antena de telemóvel recorrendo ao truque que expliquei nas ‘Reflexões de Novembro’.
Como já disse, protestar só vai resolver as coisas daqui a algum tempo, à medida que as pessoas começarem a ganhar mais consciência dos perigos, e quando finalmente os decisores políticos obrigarem as companhias a reduzirem as emissões de CEM poluentes.
No imediato temos de nos proteger!